Onde: Largo de Santo Antônio
Quando: 23/03/2024 (sábado) às 16h
Letícia Aranha, pesquisadora e artista multidisciplinar, com atuação predominante no teatro e na música, é também cantora, compositora e Diretora Teatral, formada na Escola de Teatro da UFBA, onde, atualmente, também cursa Licenciatura em Teatro. Amante das culturas populares e atuante em múltiplas linguagens artísticas, possui experiência no desenvolvimento de projetos culturais e integra a equipe de diversos trabalhos, intercalados entre Sergipe e Bahia.
No teatro, sua atuação predomina nas áreas de direção, iluminação e produção, além da área de visualidades e interpretação. Em Salvador, compõe a equipe de diversos espetáculos e, recentemente, foi indicada ao Prêmio Braskem de Teatro na categoria “Revelação” pela direção de seus espetáculos, “Rominho e Marieta” (2022) e “ABC da Fome” (2023), que marcaram, respectivamente, sua fase de pré-formatura e formatura em Direção Teatral.
“Rominho e Marieta: numa cidade em pé de guerra, só Santo Antônio na causa!” é um espetáculo cênico de proposta híbrida, que permeia entre as linguagens do teatro popular e da quadrilha junina, tradição cultural muito forte em todo o país, principalmente no Nordeste. O espetáculo junino é dirigido por Letícia Aranha, estudante do curso de Direção Teatral na Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (ETUFBA), e marcou a pré-formatura da discente.
O texto surge a partir da obra “Romeu e Julieta”, de William Shakespeare, sendo contextualizado numa releitura de linguagem popular, inspirada na história coronelista de Lagarto (SE), cidade natal da diretora. A trama se passa na cidade de Calango, onde a guerra infindável de duas poderosas famílias, Romeiros e Chapuletas, instaura o ódio e a divisão entre o povo, numa disputa política que acontece há anos e é passada de geração em geração.
Toda a história é contada por Santo Antônio, que assume o papel de narrador da peça e marcador da quadrilha. É ele quem abre as comemorações da festa junina e é popularmente conhecido como o santo casamenteiro, atraindo muitos devotos e fiéis em todo o nordeste, especialmente na Bahia. Com o objetivo de destacar e valorizar a diversidade das culturas populares nordestinas, a peça se estrutura nos ritmos característicos da festa junina (como o baião, xote, xaxado e arrasta pé) e tem como referência para a encenação a quadrilha e demais tradições populares do nordeste que remetem a esse período.
O espetáculo estreou nas ruas do Pelourinho, em Salvador/BA, no dia 13 de junho de 2022, dia de Santo Antônio! Desde então, “Rominho e Marieta” vem atraindo público para além do período junino, tendo um destaque significativo no cenário teatral soteropolitano. Em Rominho e Marieta, tradição e contemporaneidade se unem para apresentar ao público uma nova versão do clássico Romeu e Julieta, celebrando as tradições populares nordestinas com muita música, dança e brincadeiras juninas, reafirmando a cultura identitária do nordeste nas ruas e praças por onde essa quadrilha passa!
FICHA TÉCNICA:
Direção: Letícia Aranha
Orientação: Elisa Mendes
Assistentes de Direção: Lucas Oliveira e Fanny
Texto: Criação coletiva à partir de improvisação com elenco, inspirada na obra “Romeu e Julieta” de William Shakespeare
Músicas:
Música-tema Rominho e Marieta – Kalú Santana, Letícia Aranha e Nátalie Souza
Jingle Prefeita Preta Perfeita – Dani Souza e Letícia Aranha
Eu só quero um Xodó – Dominguinhos
Baião; Festa de Santo Antônio – Luiz Gonzaga
Xote Marieta Chapuleta – Letícia Aranha
Xote Rominho Romeiro – Letícia Aranha
Esperando na Janela – Targino Gondim
Explode Coração – Dadá Di Moreno e Jeová de Carvalho
Moreno – Biu Roque e Renata Rosa
Cooperativa de Atuantes (Elenco): Clay Sabino, Dani Souza, Gabriel Nafisi, Kalú Santana, Lucas Oliveira, Marcos Lopes, Marina Torres, Natálie Souza, Pablo Pereira
Dramaturgismo: Letícia Aranha e Clara Romariz
Preparação de elenco: Antonio Fábio e Letícia Aranha
Direção de Movimento e Coreografias: Márcio Fidélis
Direção Musical: Felipe Pires e Luciano Salvador Bahia
Músicos: Letícia Aranha (Zabumba, Escaleta, Pandeiro e efeitos), Marcos Lopes (Sanfona, Escaleta e Triângulo), Gabriel Nafisi (Violão e Triângulo), Dani Souza (Sanfona), Nátalie Souza (Triângulo).
Concepção Visual (Figurino e Cenário): Guilherme Hunder
Assistência de visualidades, Criação e Confecção de Adereços: Elis Brito e Lucas Oliveira
Maquiagem e ilustrações digitais: Elis Brito
Penteados: Jéssica Sampaio
Costureiras: Marinalva Nascimento, Saraí Reis
Cenotécnicos: Adriano Passos, Alex Silva, Clay Sabino
Iluminação: Allison de Sá
Operação de Iluminação: Caio Barbosa
Criação de Identidade Visual: Aê Comunicação
Social mídia: Marina Torres e Pablo Pereira
Fotografia: Diney Araújo
Assessoria de Imprensa: Ana Paula Prado
Direção de Produção: Guilherme Hunder e Letícia Aranha
Equipe de produção executiva: Dani Souza, Fanny, Lucas Oliveira, Pablo Pereira, Silara Aguiar
Coordenação técnica: Caio Barbosa