Onde: Biblioteca Central do Estado da Bahia
Quando: 21/03/2024 (quinta) das 16h às 18h
Biblioteca de Dança é uma instalação coreográfica na qual artistas ocupam uma biblioteca e transformam seus corpos em livros vivos que contam histórias de dança junto ao público. Durante as duas horas em que a obra estará aberta, é possível chegar a hora que quiser e ficar o tempo que desejar.
Em um espaço feito para reunir ficção, história, teoria e poesia, dançarinos narram/performam coreografias que assistiram e marcaram suas vidas. Ao redor das mesas da biblioteca, artistas e públicos compartilham diferentes “contações coreográficas de histórias” de modo íntimo e relacional.
A “Biblioteca de Dança” foi desenvolvida em três contextos internacionais de residência artística: Akademie Schloss Solitude (Stuttgart – Alemanha), #StationONE – Service for Contemporary Dance (Belgrado – Sérvia) e Graner – Centro de creación del cuerpo y el movimiento (Barcelona – Espanha), com apoio da Fundação Nacional das Artes (Funarte)
A Dimenti é um ambiente de criação artística e de produção cultural que articula interesses diversos como cinema, teatro, dança, curadoria, comunicação e gestão. Se desdobra em diferentes ações, como criação e pesquisa artísticas, produção de conteúdo audiovisual como filmes, documentários e séries, circulação e difusão de obras nacionais e internacionais, registro e documentação de ações culturais, realização de eventos culturais e pedagógicos – seminários, intercâmbios, residências artísticas e festivais.
Dentre as experiências da produtora podemos citar o longa-metragem “PINTA” e a produção do XVI Festival Nacional 5 Minutos Cinema Expandido. Com obras cênicas e audiovisuais,se apresentou em diferentes festivais e projetos como: Itaú Cultural Rumos Dança (SP), Kinodance Festival (Russia e Armênia), Festival Move Berlim (Alemanha), Rio Cena Contemporânea (RJ), Mostra “Brazil Knows What Videoart Is” – Centro Cultural Le Cube (França), FIVU (Uruguai), Festival In-Presentable (Espanha).
FICHA TÉCNICA
Direção: Neto Machado e Jorge Alencar
Criação e performance: Jorge Alencar, Larissa Lacerda, Neto Machado e Matias Santiago
Direção de produção: Ellen Mello
Produção: Laís da Conceição
Financeiro: Marília Pereira
Comunicação: Marcatexto
Realização: Dimenti Produções Culturais