Onde: Casa Preta Espaço de Cultura
Quando: 21/03/2024 (quinta) às 19h
Como é o seu Museu? Quem é que escolhe o que está sendo exposto? Entre documentos oficiais, materiais biográficos, observações coletivas e levantes poéticos, o CORRE Coletivo Cênico monta a nova obra “peça Museu do Que Somos”, experiência cênica e museológica que questiona a memória e as narrativas cisheteronormativas, comumente expostas. Uma obra cênico-performativa que é criada junto com o público, encruzilhando contextos de sexualidade, territórios, raça e sorologias.
O espetáculo integra o repertório de iniciativas cênico-performativas e pedagógicas do CORRE Coletivo Cênico, criado em 2019, com a finalidade de
discutir através das artes cênicas os impactos da masculinidade na construção da identidade gay, a partir da biografia de seus integrantes – artistas transdisciplinares, gays, negros e do interior da Bahia que se encontram residentes em Salvador: Anderson Danttas, Igor Nascimento, Luiz Antônio Sena Jr, Marcus Lobo, Muri Almeida e Rafael Brito.
Ao longo de 04 anos, atravessados verticalmente pela pandemia, criaram a experiência performativa-virtual “Delivery da Gente” (2020), que discutia a objetificação dos corpos LGBTs, e a obra cênico-virtual seriada “PARA-ISO” (2021), indicada ao Prêmio Braskem de Teatro, nas categorias Melhor Espetáculo Adulto, Melhor Texto e Melhor Direção, vencendo nesta última. Além de uma série de performances em vídeos disponibilizadas no Youtube.
Realizaram, ainda, as rodas de diálogos “Conversas Pro Paraíso” (2021 e 2022), virtualmente, com convidados nacionais, discutindo sobre a homoafetividade e a sorofobia; e, os encontros do “Corre Pra Sentir” (2022 e 2023), presencialmente, voltados a homens gays para partilha de histórias e afirmação das subjetividades.
FICHA TÉCNICA:
ELENCO – Anderson Danttas; Luiz Antônio Sena Jr.; Muri Almeida; e Rafael Brito.
DIREÇÃO, ARGUMENTO e DRAMATURGIA – Luiz Antônio Sena Jr..
TEXTO – Luiz Antônio Sena Jr. com a colaboração do elenco.
ASSISTÊNCIA DE DIREÇÃO – Rafael Brito, Roama e Wescley Farias;
TRILHA SONORA – Roquildes Junior.
PREPARAÇÃO CORPORAL – Anderson Danttas.
FIGURINO – Guilherme Hunder em colaboração com o elenco.
CENOGRAFIA – Luiz Antônio Sena Jr..
ILUMINAÇÃO e VÍDEO – Marcus Lobo.
PRODUÇÃO EXECUTIVA – Anderson Danttas; Luiz Antônio Sena Jr.; e Rafael Brito.